Mar Puro

Elevação Espiritual de Portugal

Nome:
Localização: Rotterdam, Feijenoord, Netherlands

Afinal, o que é a Vida?! A soma das visões de todos aqueles que cá andaram, mais a soma das visões de todos aqueles que cá estão, mais a soma das visões de todos aqueles que cá irão andar, é, aproximadamente, igual á diferença de opiniões sobre isso mesmo...

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

A Morte do Fado

... ou melhor, a transmutação, a metamorfose do Fado.
Fado é sinónimo de saudade.
Saudade é a falta de algo, o desejo desse algo estar presente, logo, é um sentimento de desejo projectado no futuro.
Quando esse algo está presente já não há saudade.
Ora, o Fado é a manifestação da saudade que o português sente da Alma Portuguesa, da Vibração da Alma Portuguesa.
Quando a Alma Portuguesa estiver presente, a vibrar, não mais fará sentido o Fado.
Ter o Fado presente quando a Alma Portuguesa já estiver a vibrar será a mesma coisa que continuármos agarrados á fotografia da pessoa amada quando ela já estiver presente.
Por isso é que o Fado, hoje, está a transmutar-se, a metamorfosear-se, através de influências estrangeiras, através de experiências feitas pela juventude com a guitarra portuguesa, com casamentos entre o Fado e o flamengo, entre o Fado e a música indiana, a música oriental, o Rock, etc... através de vozes femininas que elevam o Fado a uma dimensão mais espiritual, mais anímica, muito mais elevada do que a dimensão da herança de uma Severa... simplesmente, porque a Alma Portuguesa está a recomeçar a vibrar com a sua força original.
E como a Alma Portuguesa é universal também o Fado está a transmutar-se, a metamorfosear-se em algo universal...


dualeto_2004@hotmail.com

1 Comments:

Blogger Chantal said...

Caro Daniel!
Acho que tens razão, já um sábio professor falava desta caracteristica de saudosismo como travão da alma portuguesa, é como se portugal se comportasse como um adolescente rebelde sempre em busca do pai e saudade da mãe. Somos realmente um país sonhador mas com uma alma resplandecente. Não é á toa que Neptuno senhor dor mares, é o regente deste cantinho!! gostei desta visão e da letra da música.

fevereiro 16, 2005 1:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

  • Lápis e Papel